• Renato Café

COMO APRIMORAR A SUA CONSCIÊNCIA, EM APENAS 5 MINUTOS.

Atualizado: 28 de Mai de 2020

Eu conheço muitas pessoas que dizem que agem somente conscientemente, então eu lhe pergunto:

· Suas ações são todas conscientes?

· Para você, emoções e sentimentos têm a sua hora e o seu lugar?

· A sua força de vontade funciona o dia inteiro?

· As suas análises e decisões são sempre realizadas em cima da racionalidade?

· Você se lembra de todas as ações realizadas durante o seu dia?

Se você respondeu sim para todas as questões acima, desculpe, mas você está se enganando.

Por isso, agora, vou te ensinar como ter uma consciência ativa em apenas 5 minutos.

Antes de eu te ensinar como ter uma consciência ativa em apenas 5 minutos, vou te explicar como funciona a mente consciente, isso é fundamental para que o seu aprendizado seja eficaz, e você seja um ás na Consciência Ativa, então vamos lá!

A consciência, segundo o vocabulário Etimológico “Della Língua Italiana” vem do termo latino “conscientia”, de consciens, que significa, estar ciente. Também encontramos no Dicionário da Língua Portuguesa, uma possível junção de duas palavras do Latim, “conscius”, que significa, que sabe bem o que deve fazer, e “sciens”, que significa, conhecimento que se obtém através de leitura, de estudos, instruções etc.

A consciência é tão debatida, conferenciada, explanada que existem definições do Senso Comum concorrentes. As ciências ainda não chegaram a um senso comum sobre a consciência. O termo consciência é muito empregado na psicologia e filosofia para designar o pensamento em si e a intuição que a mente tem de seus atos e seus estados, mas mesmos os psicólogos e filósofos também pensam ser a consciência o conhecimento que o sujeito tem de seu estado e de sua relação com o mundo e consigo mesmo; ou seja, eles também não chegaram a um senso comum. Para os psicanalistas, o termo consciência não faz parte do vocabulário da psicanálise, embora a teoria freudiana do inconsciente esteja relacionada com a história da filosofia da consciência, da qual é a herdeira crítica; ou seja, se você não entendeu nada, fique calmo, vou esclarecer.

Para a Renética, a mentalidade corporal é dividida em quatro partes: mentalidade corporal consciente, mentalidade corporal subconsciente, mentalidade corporal superconsciente e mentalidade corporal inconsciente.

Hoje eu vou falar sobre a mentalidade corporal consciente e te ensinar como ter uma consciência ativa em apenas 5 minutos. Para você entender o que é mentalidade corporal, quando René Descartes propôs a distinção entre o corpo e a mente, em sua obra publicada em 1641, com o título, Meditações sobre Filosofia Primeira, Descartes iniciou uma discussão metafísica sobre a natureza dos fenômenos mentais, e se você nunca ouviu falar sobre o que é metafísica, para simplificar, seria a ciência do mundo para além da física, caso queira aprofundar, o Google e o YouTube poderão transformá-lo em um especialista no assunto.

Para a Renética, corpo e mente são um só.

Para a Renética, nós somos um robô biológico ou um planeta composto por mais ou menos 70 trilhões de habitantes, e se a sua imaginação optar por ser um planeta, ótimo, se optar por ser um robô biológico, ótimo também, quem define o que você é, é você. O importante é que os habitantes do seu planeta ou do seu robô biológico durante o dia a dia executam ações conscientes, subconscientes, superconscientes e inconscientes o tempo todo. Nós usamos 100% da nossa mentalidade corporal, e o que acontece, é que ao separar o corpo da mente, você começa a se limitar. A mentalidade corporal é dividida em quatro partes: mentalidade corporal consciente, mentalidade corporal subconsciente, mentalidade corporal superconsciente e mentalidade corporal inconsciente, e de acordo com o estudo PHK System, realizado durante o seu desenvolvimento, quando ainda era chamada de Reprogramação Neural Genética, a mentalidade corporal está assim dividida: 70% da nossa mentalidade corporal é inconsciente, 20% é superconsciente, 8% é subconsciente e apenas 2% é consciente.

Se você respondeu sim a todas as questões iniciais, com certeza você está se enganando, mas por quê?

Vamos a primeira pergunta: suas ações são todas conscientes? Quantas vezes você vai de casa para o trabalho e vice-versa e nem lembra o que aconteceu pelo caminho. Você foi pensando na reunião, ou voltando imaginando se o filho, ou filhos estavam bem, e se tinham feito o dever de casa, e nem lembra como foi o seu caminho. Com certeza a sua direção foi perfeita, já que chegou no trabalho ou em casa; mas, foi realizada de forma subconsciente e muito inconsciente.

Já a segunda pergunta foi: para você, emoções e sentimentos têm a sua hora e o seu lugar? Tentar, até nós tentamos, mas vivemos através de emoções e sentimentos. Me diz que você nunca ficou irritado com o seu o filho ou sua filha, quando eles dizem que não vão fazer algo que precisa ser feito naquele momento. Arrume o quarto! Depois. Escova os dentes! Daqui a pouco. Desliga o vídeo game! Só mais cinco minutos, que quando você vê, virou horas. Até para um mega empresário os sentimentos e a emoções fazem parte de todas as suas decisões. Imagina tomar decisões sobre a Bolsa de valores. Quando comprar ou vender as suas ações. Ações que valorizam 10% ou caem 10% em um só dia, e durantes crises podem cair até 50%. Haja emoções e sentimentos. E quando a emoção entra, você já sabe, você está utilizando a sua mentalidade corporal subconsciente, e quando vem os sentimentos, você já foi para a mentalidade corporal superconsciente.

Agora, vamos para a terceira pergunta: a sua força de vontade funciona o dia inteiro? Seria perfeito, o dia inteiro motivado, alegre, com a autoestima lá no espaço. Só que não! Quem nunca, eu estou dizendo, quem nunca disse na hora de levantar: é só mais cinco minutos. Cinco minutos não mata ninguém! Será? Ou foi desanimando com aquela tarefa rotineira, ou já fica desanimado quando houve a palavra segunda-feira, ou, dá aquela relaxada no serviço, já que é sexta-feira! Apesar da força de vontade ser consciente, ela é igual a bateria do seu celular, com o tempo, acaba.

E para tirar todas as suas dúvidas, vamos a quarta questão: as suas análises e decisões são sempre realizadas em cima da racionalidade? Você pode até continuar mentindo, mas você está mentindo para você mesmo. Entenda que toda análise e decisão vem de informações passadas cheias de emoções e sentimentos. Para você aprender sobre o que você está analisando hoje, você aprendeu antes, da melhor forma possível, e durante esse aprendizado, você teve diversas emoções e sentimentos, e as suas decisões, foram pautadas nessas análises inundadas de emoções e sentimentos.

E a última questão: você se lembra de todas as ações realizadas durante o seu dia? A explicação é a mesma da primeira questão.

Então como prometido, agora que você já sabe o que é o seu consciente, vamos esclarecer e te ensinar como ter uma consciência ativa em apenas 5 minutos.

Até hoje você imaginou passar a maior parte do seu tempo no seu consciente, mas você só passa 2% do seu tempo nele. Se você ficasse acordado 24 horas todos os dias, você estaria consciente nestas 24 horas, apenas 28 minutos e 48 segundos; ou seja, esse seria o limite máximo diário de suas ações conscientes, mesmo que você não ache., o restante você estaria usando com sua mentalidade corporal subconsciente, superconsciente e inconsciente.

Como você fica acordado, entre 16 horas, para aqueles que dormem bem, e 20 horas, para aqueles que dormem muito mal. De acordo com Louise Santos e a Ciência do Bem-estar, se você dormir o suficiente todas as noites, você pode ter uma série de benefícios positivos. A ciência já sabe que dormir bem aumenta o seu humor ao longo do dia. Descobriu também que uma noite bem dormida pode aumentar seu desempenho cognitivo, como fazer bem nas atividades complexas e assim por diante. Existem uma série de outros benefícios para a saúde quando se dorme bem. Diminui o risco de doença cardíaca, diabetes e até câncer, e sabe o que é mais legal, é totalmente grátis. E para melhorar o seu humor e a sua saúde, basta você ter pelo menos, sete horas de sono, por pelo menos quatro noites da semana. Fechou?

Mas voltando as nossas contas depois da explicação científica, vamos dizer que você dorme em média 6 horas por noite. Então, se você dorme 6 horas, você fica acordado 18 horas, com isso, chegamos à conclusão que você vive conscientemente 21 minutos e 36 segundos por dia, basicamente, o tempo de um bom banho. Guarde esse tempo, porque daqui a pouco, vamos falar novamente dele.

Agora vou te ensinar o que faz parte da nossa mentalidade corporal consciente.

São 5 partes interligadas, conectadas e funcionando ao mesmo tempo: memórias para realizar ações pontuais, análises pontuais, decisões e justificativas pontuais e sua força de vontade. Vamos começar pela parte analítica da sua mentalidade corporal consciente. Eu já expliquei que todas as suas análises são recheadas de sentimentos e emoções, mas todas as análises que estão fora da sua rotina, vão necessitar de uma análise rápida, como pegar ou não uma panela quente, cumprimentar ou não uma pessoa que você não gosta, mudar a música no rádio do carro, coisas simples e que necessitam rápida resolução, e depois de analisar, você então vai tomar uma decisão baseada na justificativa de pequenas memórias existentes no seu subconsciente. Pegar a panela quente com um pano para não queimar a mão, cumprimentar alguém que não gosta, como gesto de educação, e mudar a música porque a outra não lhe proporcionou bem-estar.

Essa parte racional da nossa mentalidade corporal quando usada para grandes decisões, na maioria das vezes nos põe em situações complicadas. Posso até dizer, que isso acontece em 99% das vezes. Calma! Para exemplificar, eu vou ilustrar com dois exemplos: cigarro e obesidade.

Se você fuma, quando alguém pergunta por que você fuma, você diz que fuma, porque te relaxa e você gosta, e se eu afirmar para você, que fumar tem a ver com conexão social e segurança. De acordo com estudos científicos, existem três razões principais para um adolescente começar a fumar: necessidade de afirmação pessoal, desejo de aceitação pelo grupo e se parecer com um adulto.

Já para as pessoas com sobrepeso, que dizem que comem, porque estão entediadas, nervosas, ou que tem algum problema glandular, com certeza no passado, essa pessoa já ouviu a mesma justificativa, de alguém muito importante e querido para ela. Entretanto, a obesidade, em muitos casos, quando estudada de perto, na verdade, é uma forma de proteção e segurança, em relação a conexões sociais que a pessoa evita ou tem conflito, mas vale lembrar que cada ser humano tem uma Mentalidade corporal Inconsciente diferente, e descobrir a causa, pode variar de indivíduo para indivíduo. Os exemplos foram dados para você perceber, como são as justificativas conscientes, na maioria das vezes, elas estão erradas, e o mais interessante, é que essas justificativas erradas, foram dadas a você mesmo, imaginem as dadas as outras pessoas.

E para fechar, vamos para força de vontade.

A incrível e maravilhosa força de vontade. A força de vontade é cruel com fumantes que querem parar de fumar, obesos que querem emagrecer, depressivos que querem melhorar, corações que querem perdoar. Ela é igual a uma bateria de celular ruim, Dura só 21 minutos e 36 segundos por dia, mas vamos ao que interessa, como ter uma consciência ativa em apenas 5 minutos.

Vendo de outro modo, quando eu digo 5 minutos, os 21 minuto e 36 segundo começam a ficar grandes, mas com certeza, você gasta 50% da sua mentalidade corporal consciente com coisas sem importância, como whatsapp, tiktok, instagram, então sobram 10 minutos e 48 segundos por dia. Desse tempo você vai gastar mais 50% com coisas urgentes, um e-mail importante, algum problema de última hora, terminar uma atividade que está atrasada etc. Então sobraram 5 minutos e 24 segundos; ou seja, os nossos 5 minutos.

E como ter uma consciência ativa em apenas 5 minutos.

Você vai achar a solução simples, agora que você viu o todo, mas se eu dissesse ela logo de cara, com certeza, o seu valor para ela seria mínimo, porque no início você vivia conscientemente e não sabia a importância desses 5 minutos. Então vamos lá!

A primeira atitude de força de vontade deve acontecer na noite anterior, definir quais são as tarefas necessárias para o próximo dia. Algumas urgentes e outras importantes para o seu desenvolvimento pessoal. As urgentes, você terá que fazer de qualquer jeito, ou elas vão ficar mais urgentes ainda, mas vamos focar nas tarefas ou ações importantes, elas não devem passar de 5. Depois de listar as cinco ações importantes necessárias para realizar no próximo dia, faça uma classificação delas, da mais importante para a menos importante, e feita a classificação, pegue as duas últimas e as deixe como extras. Se você realizar as três primeiras, você realiza depois a quarta e a quinta.

Agora vamos focar nas três restantes. Revise-as e veja qual vai te dar mais amor próprio em realizá-la. Com certeza essa é a tarefa mais importante do seu dia. Caso fique difícil, veja qual te dá mais amor próprio e alegria em realizá-la, e caso ainda não consiga saber qual é a mais importante, veja qual te dá mais amor próprio, alegria paz interior quando você a imagina sendo realizada. Faça essa classificação sempre de forma fácil e divertida. A que te dá mais amor próprio é sempre a primeira a ser realizada.

Agora vamos ao porquê de fazer isso.

Com as três definidas, você vai usar de forma ativa a sua força de vontade, anote essas 3 tarefas em um papel ou coloque como despertador. Acordou, você lê e já sabe o que tem que fazer. É por isso que chama consciência ativa, e durante o seu dia, foque na primeira tarefa mesmo que você esteja com diversas tarefas urgentes, ponha a tarefa mais importante para aparecer no seu smartphone 20 vezes durante o dia. Isso vai te dar consciência ativa.

O tempo todo durante o seu dia, você vai estar conscientemente buscando o seu desenvolvimento pessoal, os seus objetivos pessoais, e o que for importante para você. Acordou , ótimo, você já sabe para onde tem que correr durante o dia, e o mais legal dessa atividade é que com o passar do tempo, ela vai começar a se tornar automática, devido ao sentimento de realização; ou seja, com o tempo, você começa a usar a sua Força de Vontade para o que realmente é importante para você.


👍 Gostou desse artigo?

✍ Deixe seu comentário

📢 Compartilhe com os seus amigos

--------------------

👀 Saiba TUDO sobre a RENÉTICA, acesse o site: https://www.renetica.com/

--------------------

📚 Conheça os ÚLTIMOS CONTEÚDOS PUBLICADOS sobre a RENÉTICA:

· Acesse o CANAL do professor Renato Café noYoutube: https://www.youtube.com/channel/UCsu0t99SWfJQNatxQVg5Ksw

· Acesse o BLOG da Renética e leia os artigos publicados: https://www.renetica.com.br/

--------------------

🕵 Siga nossas redes

· Telegram: https://t.me/conhecaarenetica

· Facebook da Renética: https://www.facebook.com/conhecaarenetica

· Instagram da Renética: https://www.instagram.com/renetica/?hl=pt-br

· TikTok do Professor Renato Café: https://vm.tiktok.com/TqaUUY/

· Twitter do Professor Renato Café: https://twitter.com/renatocafe

LinkedIn do Professor Renato Café: https://www.linkedin.com/in/renatocafe/?trk=public-profile-join-page

13 visualizações0 comentário

Entre em Contato

contato@renetica.com

Todos o direitos reservados ao GNR Institute - CNPJ 34.569.330/0001-14